A Força Aérea Brasileira (FAB) testa um motor hipersônico inteiramente brasileiro em seus laboratórios. O projeto visa compreender melhor as características do projeto e as capacidades da unidade que é desenvolvida como parte do programa do 14-X, que estuda e prepara uma aeronave hipersônica nacional.
![]() |
FAB segue o desenvolvimento do motor hipersônico do 14-X |
Os testes realizados pela FAB buscam entender melhor o funcionamento da verdadeira usina de força que terá a missão de carregar o futuro protótipo. Nos experimentos do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), os engenheiros procuram parâmetros para compreender o regime de combustão do motor a velocidades extremas e o funcionamento da admissão e escoamento do ar que causará a combustão dentro dele.
A aeronave será capaz de atingir velocidades muito superiores à do som – daí o termo hipersônico. A velocidade do som é de aproximadamente 1.240 km/h e a distinção entre um veículo supersônico e um hipersônico está em quanto eles superam o limite do som: um avião supersônico rompe a barreira, já o hipersônico vai muito além. Em linhas gerais, considera-se hipersônico o veículo que supera cinco vezes o som.
O projeto do motor do 14-X prevê uma unidade SCRAMJET (Supersonic Combustion Ramjet), uma turbina sem partes móveis, capaz de altas velocidades. Isso significa que ele usará o oxigênio do ar como elemento de combustão.
![]() |
Princípio do motor SCRAMJET, que "suga" o ar a velocidades supersônicas |
Todo o desenho e geometria da aeronave irá comprimir o ar e o fará entrar numa câmara, onde encontrará o combustível. Lá, o ar, injetado à velocidades supersônicas, queimará o hidrogênio combustível e será expelido em velocidades maiores que a do som. É dessa capacidade de expelir o gás da combustão que virá o empuxo da nave.
Trata-se do mesmo princípio dos foguetes espaciais contemporâneos, com a vantagem de não precisar carregar tanques enormes de oxigênio, o que pode reduzir custos e aumentar largamente a eficiência. No resumo, quanto mais rápido for o avião, menos esforço o motor precisa fazer para queimar combustível. Quanto mais rápido queimar, mais rápido voa a aeronave. Inteligente, não?
Mais sobre o 14-X
A tecnologia do projeto não para por aí. Outra solução interessante está na forma de sustentação do 14-X no ar. Como o veículo voará a velocidades muito superiores ao som, criará ondas de choque na atmosfera. Essas ondas, em resumo, são zonas de alta-pressão onde o modelo irá “surfar”. Com a sustentação vinda do choque dessas massas de ar, o modelo poderá ser desenvolvido com o mínimo de arrasto aerodinâmico, favorecendo e muito sua eficiência. Mais uma vez, no resumo: quanto mais rápido o avião voar, menos asa ele precisa para se manter.
A ideia é que o 14-X, nome que remete ao pioneirismo do 14-bis de Santos Dumont, seja capaz de atingir velocidades 6 a 10 vezes superiores à do som, daí a classificação de hipersônica. O 14-X será um veículo não tripulado, capaz de dar a volta ao mundo em poucas horas e de levar satélites ao espaço interior. O desenvolvimento da nave hipersônica brasileira ofereceria novas perspectivas nas áreas da aviação, e mesmo da exploração espacial. O primeiro voo do protótipo estava previsto para 2010, mas atrasos fizeram a FAB reprogramar a estreia da nave para 2012.
2 comentários:
Quero parabenizar os idealizadores dese site,sou pesquizador dos motores a ar citado neste blog.quero deixar aos amigos meu site www.motoresecologico.com.br
abrçs a todos que lutam por um mundo melhor.
att:josoe
Eu JOSÉ BONIFÁCIO SANTOS, nascido numa conceituada família de doutores e mestres do conhecimento, único MÚLTIPLO CIENTISTA AVANÇADO E ENERGÉTICO desse planeta, doutor pioneiro em:
ALQUIMIA-ELEMENTAR-AVANÇADA, GEOFÍSICA-AVANÇADA, ASTROFÍSICA-AVANÇADA, FÍSICA-QUÂNTICA-AVANÇADA, FILOSOFIA-AVANÇADA e VERDADEIRO-CRIACIONISMO-ENERGÉTICO-INFINITO:
Após efetuar GRANDES DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS E ENERGÉTICAS, sem apoio algum, de órgãos governamentais ou privados, do BRASIL e do mundo:
Compartilho-as gratuitamente com o governo e todo corpo científico: de seu país.
Apenas peço em troca SERIEDADE E RESPEITO, dado a enorme importância que minhas DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS E ENERGÉTICAS, terão:
Para toda humanidade.
PRIMEIRA DESCOBERTA CIENTÍFICA FEITA POR MIM:
Que a humanidade já vivia há muito tempo atrás sem saber a 3° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO ÁGUA, e que se encontra atualmente sem preparo algum já TRANSITANDO: para a 4° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO AR.
Abaixo, apresento SEIS provas inequívocas e incontestáveis, que comprovam estarmos vivendo há muito tempo atrás sem que ninguém até antes de mim soubesse: a 3° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO ÁGUA:
1° PROVA:
Predominância Atômica-Molecular-Maior De Nossos Corpos: ÁGUA.
2° PROVA:
Predominância Maior De Cobertura De Superfície Do Nosso Planeta: ÁGUA.
3° PROVA:
ÁGUA, Molécula Formada Por 2 ÁTOMOS De HIDROGÊNIO + 1 ÁTOMO De OXIGÊNIO “H²O”, 2+1=3, que corresponde justamente a 3° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO ÁGUA: que ainda vivemos.
4° PROVA:
ÁGUA, ELEMENTO normalmente encontrado em 3 estados físicos: ESTADO LÍQUIDO, ESTADO GASOSO e ESTADO SÓLIDO. 3, correspondente a 3° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO ÁGUA: que ainda vivemos.
5° PROVA:
Nosso Planeta-H... “H” de habitável que chamam equivocadamente de TERRA: encontra-se justamente na 3° posição orbital em relação ao DISTRIBUIDOR-ENERGÉTICO-ATÔMICO-TERMONUCLEAR que chamam simplesmente de SOL, comprovando que ainda vivemos: a 3° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO ÁGUA.
6° PROVA:
O fato de ainda estarmos vivendo em um mundo TRIDIMENSIONAL em TERCEIRA DIMENSÃO, que corresponde também a 3° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO ÁGUA: que ainda vivemos.
Por ser pioneiro em MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS, e também no VERDADEIRO CRIACIONISMO ENERGÉTICO INFINITO:
Importante que tu acompanhes passo a passo, todas as demais DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS E ENERGÉTICAS que já fiz e farei, para que tu possas estar devidamente preparado, para a 3° TRANSIÇÃO DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR que já estamos vivendo, e que ninguém até antes de mim: sabia.
O que explica verdadeiramente também: o perceptível AQUECIMENTO GLOBAL.
Possuo doutorado pioneiro em MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS E ENERGÉTICAS, que nenhum outro que habita esse Planeta-H, chamado erradamente de TERRA: possui.
Por ser TERRA, apenas uma das UNIDADES-ELEMENTARES, assim como FOGO, ÁGUA, AR e EC, também são:
Os que denominaram o PLANETA-H que habitamos, como TERRA:
Equivocaram-se totalmente.
Ao tomar conhecimento da minha 2° DESCOBERTA CIENTÍFICA AVANÇADA E ENERGÉTICA, tu compreenderás que por desconhecerem totalmente, a ALQUIMIA-ELEMENTAR-AVANÇADA:
Denominaram incorretamente nosso PLANETA-H, fazendo com que todos mergulhassem no profundo desconhecimento: até de si mesmos.
Como esta PRIMEIRA DESCOBERTA CIENTÍFICA AVANÇADA, embasa centenas de outras que já fiz:
Qualquer um que for capaz de apresentar improcedências concernentes a mesma, ao ponto de convencer-me: receberá um valiosíssimo prêmio.
Para saber mais, acesse o blog http://descobertascientificasavancadas.blogspot.com.br/
Postar um comentário