quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Professor Focke, helicóptero e convertiplano
















O Prof. Dr. Eng. Heinrich Focke, construtor do primeiro helicóptero utlizável do mundo, na Alemanha, havia sido contratado pela COCTA (Comissão de Organização do CTA), vindo ao Brasil para conhecer as instalações da COCTA e retornando à Alemanha pra montar uma equipe que viria ao Brasil. Focke trazia consigo os planos do Heliconair HC-1, conhecido no Brasil por Convertiplano: Uma aeronave de decolagem e aterrissagem vertical, como um helicóptero, e desempenho horizontal como um avião.
O protótipo encarou severos desafios , por exemplo, a existência de um único motor para fazer funcionar os quatro rotores, e a impaciência do Governo nos idos da década de 50. Devido à demora (Natural em uma pesquisa de uma tecnologia nova), o governo "cortou as asinhas" do projeto do Convertiplano.
Pra se ter uma idéia, os norte-americanos levaram cerca de 30 anos para desenvolver o Osprey, aeronave tipo "tilt rotor" que funciona mais ou menos igual ao Convertiplano.
Focke também desenvolveu um helicóptero leve para duas pessoas, de rotor rígido, de concepção muito simples, que devia ficar pronto antes mesmo do Convertiplano. Tratava-se do Beija-Flor BF-1, cujo desenvolvimento também foi interrompido, mas desta vez, também devido a um acidente.
Se o governo tivesse mais arrojo e paciência naquele tempo, hoje não teríamos apenas a Helibrás (E ainda por cima fabricando projetos estrangeiros...).

Um comentário:

Ravengar disse...

O Convertiplano me parece um projeto da Bell, o X-22A, que também foi deixado de lado em prol de um projeto mais desengonçado que foi o V-22 Osprey (E sua contraparte civil, o BA609).
E o Beija-Flor lembra um helicóptero da Cessna, que também tinha motor dianteiro. Muita coincidência, não acha?