sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Aeromóvel - Ridicularizado aqui, consagrado lá fora


Os políticos sempre olharam com desdém e um pouco de desprezo para as invenções criativas do Povo Brasileiro.
Uma delas é o Aeromóvel (http://www.aeromovel.com.br/), apresentado na Feira de Hannover em 1980 e com apenas uma - SÓ UMA - linha construída até hoje no Brasil, a linha-piloto de Porto Alegre. Ainda assim, para testar a viabilidade do veículo.
Jacarta, capital da Indonésia, também usa essa invenção genial de Oskar Coester, tendo transportado mais de 3 milhões de pessoas desde 1989. (Vide foto)
Mas pelo menos, no caso dele, a luta continua. Mesmo apesar de ter vendido sua patente nos EUA para o grupo árabe Xenel, há participação universitária para que continue-se a testar e implantar novas linhas do Aeromóvel em uma universidade gaúcha (Leia em http://www.pucrs.br/aeromovel/projeto.php) e, futuramente, torná-lo um transporte viável para o País e para os países-clientes, como a Indonésia.

Quase 20 anos depois de Jacarta.

Turbina para Aeromodelos: Por onde andam a TS-65 e seu criador?


Este é o primeiro post do blog "Gênios Desperdiçados do Brasil".

Hoje, eu vi através do site http://www.turbina.com.br/, que um engenheiro chamado Milton de Souza Sanches concebeu, com materiais totalmente nacionais, e sem adaptações automotivas, uma turbina a gás para aeromodelos, chamada TS-65.
"Hurra!", pensei.
Mas aí, eu olhei o site mais de perto, e resolvi ver as notícias. A última notícia data de Março de 2003. 2003! Meu, já se foram mais de CINCO ANOS!!!
O que aconteceu com o criador? E com a criatura? Por que não se tem mais notícias daquele que revolucionaria o cenário aeromodelista nacional? Por que não se tem mais notícias de sua turbina?